A dica dessa semana é a redação de ofícios. Você sabia que existe um manual de redação da presidência da república que pode ser usado como normativa para correspondências corporativas?
O documento está disponível no site da federação e pode ser consultado e utilizado como modelo para elaboração de ofícios. https://apaepr.org.br/fl/normal/98969-manualredpr2aed.pdf
Lembramos que o texto deve ser sempre impessoal, sem impressões pessoais, quem escreve geralmente é a instituição e não o seu representante. Evitando interpretações que poderiam decorrer de um tratamento personalista.
As comunicações devem ser formais, obedecer regras, padrões e uniformidade. Evitar gírias e jargões.
A escrita deve ser concisa, evitar excessos que nada acrescentam, elaboração de forma objetiva.
A elaboração de ofícios deve seguir uma numeração contínua, tamanho da letra e fonte padrões, espaçamentos e parágrafos de acordo com o modelo padrão de diagramação. Outra coisa importante é a padronização da nomenclatura utilizada para salvar os arquivos. O uso padrão do nome dos ofícios facilita tanto para quem recebe como para quem envia o documento.
Sugestão:
Criar no computador uma pasta com o ANO, dentro da pasta ano criar uma pasta com nome OFÍCIOS, dentro dessa pasta abrir outra pasta com nomes RECEBIDOS e ENVIADOS. Na pasta recebidos os arquivos podem ser salvos pelo número do ofício e em seguida identificado o assunto ou quem enviou.
Ex:
OF 10 - FEAPAES - convite reunião OU
Ofício nº 10 FEPAES - convite
Essa padronização facilita a localização do documento quando da necessidade de busca Para os ofícios emitidos a dica é padronizar utilizando o número do ofício e palavra chave do conteúdo.