Foi nos dias 21 e 22 de setembro últimos que a cidade de Londrina recebeu aproximadamente 800 pessoas para o 45º Congresso Estadual das APAEs do Paraná. A abertura oficial, na noite do dia 21, reuniu os autodefensores estaduais Marcelo Alves Ribeiro e Daiane Laurani de Souza; o vice-presidente da Fenapaes, José Turozi; a procuradora jurídica das federações nacional e estadual, Rosângela Woff Moro; a presidente e o vice da Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes/PR) Neuza Soares de Sá e Pedro Paulo Bazana, respectivamente; o conselheiro consultivo da entidade, professor Flávio Arns; o representante legal da Apae de Londrina Antônio Valdemir Zago; a diretora da escola especializada mantida pela Apae de Londrina Ana Cássia Jorge; palestrantes; ministrantes; autoridades, além dos demais membros do Movimento Apaeano paranaense e do público em geral.
A emoção tomou conta dos presentes ao Buffet Planalto naquela noite durante as homenagens prestadas a grandes apaeanos como o representante legal da Apae de Londrina e anfitrião do evento Antônio Valdemir Zago; ao presidente da Apae de Sertanópolis Antônio Ramos Zanin, ambos contemplados com o troféu Doutor Justino Alves Pereira; ao conselheiro consultivo da Feapaes/PR, professor Flávio Arns, que recebeu o diploma de Excelência Humana e as esposas dos ex-presidentes da federação do Paraná: senhoras Maria Jugend; Ildeman Alves Pereira; Odenise Teresinha Arns; Elcy Mudrey; Marilda Turozi e, em especial, a presidente da Feapaes/PR Neuza Soares de Sá, que receberam um quadro representativo de suas trajetórias.
Maria, Maria - De repente, o artista Lucas Daniel Bonato saudou as homenageadas declamando a música Maria, Maria, de Milton Nascimento através de um vídeo projetado no telão. Caminhando juntos e na mesma direção, artistas das Apaes de vários municípios do estado se conectaram através da Arte e deram vida a esta composição cantando e vibrando com suas bandas em uníssono.Obrigada a Feapaes/PR pelo apoio, a todos os professores e alunos que fizeram acontecer esta bela homenagem em forma de poesia e música; ao coordenador adjunto de Arte, Sérgio Feldhaus, que dirigiu com maestria este projeto. Vale apena conferir, afirmou a coordenadora estadual de Arte Cláudia Moretti Marin.
Cambira - E, mais emoção ainda surpreendeu os presentes: o talento e a sensibilidade do Núcleo de Dança Apae Encena, dos alunos da Apae de Cambira, que encantaram a todos com o espetáculo Do Aniquilamento a Plenitude, baseado na obra Em busca de sentido ,de Viktor E. Frankl – grupo classificado no Festival Nacional Nossa Arte 2016, em Recife.
Palestras - No segundo dia do congresso, pauta extensa, muito trabalho e atenção despendidos às palestras e mesas redondas ministradas e mediadas por docentes e profissionais de renome na área da Educação Especial. Paralelamente as atividades, também foi realizado o Concurso Nacional de Cartão de Natal, com a participação de artistas visuais de 15 estados.
Assembleia - Já na manhã do dia 23, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária, com a presença de membros das diretorias da Fenapaes e da Feapaes/PR, além de vários presidentes das Apaes e demais representantes do Movimento Apaeano no Paraná. Na oportunidade, foi eleita por aclamação a Diretoria Executiva da gestão 2018/2020, que traz à presidência o atual diretor financeiro da Feapaes/PR Fernando Meneguetti .
Agradecimentos – A Federação das APAEs do Estado do Paraná agradece a hospitalidade e a parceria da Apae de Londrina, bem como expressa sua gratidão ao comprometimento e ao empenho dos demais parceiros, organizadores, colaboradores e voluntários que garantiram, através de muito trabalho, o sucesso de um evento de tanta expressividade, importância e de grande porte como o 45 Congresso Estadual das APAEs do Paraná.