Artistas paranaenses classificados no X Festival Nacional Nossa Arte, realizado em Recife/PE no final de 2016, foram homenageados na tarde de terça-feira (22), com certificados expedidos pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Os alunos marcaram presença na sessão plenária da assembleia celebrando a Semana Nacional e Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017, comemorada entre os dias 21 e 28 de agosto. Este ano a campanha traz o tema 'Pessoas com Deficiência: Direitos, Necessidades e Realizações'.
Naquela tarde especial, convidados pelo deputado professor Lemos, receberam o certificado os artistas e suas respectivas professoras dos grupos Corpo e Movimento, (nove alunos da professora Lyrian Cristina Reina), da Apae de Umuarama e APAE ENCENA (14 artistas da professora Claudia Moretti Marins), da Apae de Cambira.
Nos demais segmentos receberam a homenagem os alunos Márcio da Silva (Artes Visuais) - Apae de São João, professora Maria Adelaide Schuster; os músicos Jéssica da Silva dos Santos e Gian de Jesus da Silva (Artes Musicais) - Apae de Paranavaí, professora Lucilene Barbosa Leite Aguiar eMateus dos Santos Borges (Artes Literárias) -Apae de Caloré, professora Márcia Cristina Nunes. Lembrando que a frente de todo este trabalho está a coordenadora estadual de Arte da Feapaes/PR Claudia Moretti Marins.
Representando a federação do Paraná estavam presentes a autodefensora estadual Daiane Laurani de Souza; a presidente Neuza Soares de Sá; o conselheiro consultivo, professor Flávio Arns; o conselheiro fiscal Pedro Martendal de Araújo; a assessora pedagógica Elizabete de Oliveira Carnaval; a coordenadora estadual de autodefensoria Alionita Scaburi, além dos demais membros da equipe operacional da entidade.
Na oportunidade, a presidente Neuza Soares de Sá falou sobre a trajetória do Movimento Apaeano no Estado do Paraná, suas conquistas e principais demandas. Destaque também para Daiane Laurani de Souza, autodefensora estadual que, representando todos os alunos e alunas das Apaes do estado, entregou na plenária a Carta de Maringá, documento elaborado durante o V Fórum de Autodefensoria, realizado no início de agosto, em Maringá.