O objetivo do Movimento Apaeano é promover a união e a fraternidade, afirmou o presidente da Federação das APAEs do Estado do Paraná Fernando Meneguetti, durante a Assembleia Geral Ordinária da entidade, realizada em Curitiba, no dia 19 de maio último.
Também compareceram ao encontro o vice-presidente Pedro Paulo Bazana; a diretora secretária Clecy Aparecida Grigoli Zardo; o conselheiro consultivo, professor Flávio Arns; os conselheiros fiscais Paulo Jair Pilatti e Liana Teresinha Steffen; o diretor financeiro Paulo Roberto Constantino, além de presidentes e vices das Apaes e filiadas. Na oportunidade, o presidente Fernando Meneguetti comunicou aos presentes a justificativa enviada pela conselheira consultiva Neuza Soares de Sá sobre sua ausência.
Aprovações - Em pauta, o Relatório de Atividades de 2017; o balanço patrimonial e a movimentação contábil e financeira referentes ao ano de 2017, itens aprovados por unanimidade pela assembleia. Entre os demais assuntos, foi abordada a realização das Olimpíadas Estaduais das APAEs do Paraná, em Guarapuava, no segundo semestre deste ano.
Cidadania - Na sequência, o conselheiro consultivo, professor Flávio Arns lembrou a todos sobre a caminhada produtiva dos ex-presidentes da Feapaes/PR, reforçando que o Movimento Apaeano lhe proporcionou importantes noções de cidadania e Direitos Humanos, objetivos principais desta causa tão nobre. Porém, o nosso grande desafio é fazer com que a lei seja cumprida, complementou. Nesse sentido, falou sobre as conquistas do Paraná, como o programa Todos iguais pela Educação e o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Fundeb - Ainda o vice-presidente Pedro Paulo Bazana contou sobre a semana movimentada com as palestras sobre o Fundeb. Atendemos 16 conselhos regionais, acrescentou Bazana, que foi acompanhado pelo diretor de Patrimônio Alexandre Augusto Botarelli Cézar.
Capacitação - Ao final, o presidente Fernando Meneguetti enfatizou a importância das presenças nas assembleias. Também informou sobre a promoção dos cursos de capacitação para diretores e presidentes das Apaes nas áreas administrativa e pedagógica, previstos para o decorrer do ano.