O captador de recursos da FEAPAEs/PR Servílio Fresneda Costa e a gerente administrativa Adriana Kaminski participaram na manhã desta quinta-feira (17) de uma Live promovida pelo Instituto GRPCOM e Programa Impulso, que foi conduzida pela gestora do Programa Impulso Elaine Tezza Moratelli.
O objetivo desta Live foi de orientar e apresentar para as APAEs e Coirmãs do estado um diagnóstico feito pelo programa a fim de conhecer as entidades, seus pontos forte e fracos das instituições para que se possa trabalhar de forma mais assertiva com cada uma delas, a fim de trazer melhores resultados em suas ações.
Servílio destaca que para para captar recursos, é preciso saber a situação de cada entidade de acordo com cada nível de gestão, para depois elaborar programas específicos de captação, e que o diagnóstico propiciará isto.
Algumas apaes já se cadastraram, é importante fazer o diagnóstico para se traçar um retrato e posteriormente poder mudar a realidade atual.
Elaine destacou a importância do autoconhecimento através do diagnóstico, com a finalidade de captação de recursos, planejamento, boa relação com parceiros e boa comunicação, para se ter um retrato sobre as 14 áreas avaliadas pelo diagnóstico.
O Programa impulso acredita e reconhece a contribuição do terceiro setor para o desenvolvimento de políticas públicas para a empregabilidade e principalmente para o alcance do bem comum. principal proposta é profissionalizar, oferecer ferramentas e capacitação também o incentivo para o voluntariado e fortalecimento do terceiro setor.
O diagnóstico é importante para que se possa conhecer os pontos fortes e fracos de cada organização, traça um panorama de autoconhecimento e permite que se identifique áreas a serem aperfeiçoadas. O diagnóstico é bem abrangente e busca informações desde a estrutura organizacional, passando por gestão de pessoas e voluntários, até gestão financeira, liderança e comunicação.
O programa Impulso ainda conta com algumas capacitações EAD disponíveis e oferece outras oportunidades como bolsas de estudo.