A presidente da Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes/PR) Neuza Soares de Sá esteve em Curitiba, no dia 24 de janeiro último, para participar da reunião de avaliação das Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial. Além da presidente, estiveram presentes a assessora pedagógica da Feapaes/PR Elizabete de Oliveira Carnaval; os conselheiros regionais e diretoras das escolas mantidas pelas Apaes, totalizando aproximadamente 60 pessoas. Também marcaram presença na ocasião os representantes da Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná (Febiex).
A reunião foi convocada pelo vice-governador e secretário da Educação do Paraná Flávio Arns com a intenção de promover a referida avaliação com vistas à organização das Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial conforme o Parecer 108 de 08/2011 do Conselho Estadual de Educação. Cientes do assunto, os participantes voltaram para suas cidades de origem com a missão de repassar as informações obtidas na reunião aos presidentes das Apaes e diretoras das escolas. O tema será debatido ainda na Semana Pedagógica 2014, programada para os dias 3,4 e 5 de fevereiro.
Mudanças – Uma das principais mudanças abordadas no encontro diz respeito à organização do Ensino Fundamental num ciclo único de nove anos (anos iniciais) e à estrutura organizacional das turmas. Nesse sentido, a atual proposta destaca como alicerce o percurso de formação do educando, estabelecendo como propósito de sua primeira etapa a Educação Infantil, considerando o desenvolvimento integral da criança de zero a 5 anos, nas dimensões física, psicológica, intelectual e social.
Para a segunda etapa, o Ensino Fundamental, cujo foco contempla a constituição do sujeito como cidadão, sua participação social e política, bem como a construção do conhecimento. Para a terceira etapa, considerando o educando a partir dos 15 anos, o desafio é a formação para o mundo do trabalho, com a oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional.